Pesquisar este blog

Recebe as atualizações no seu e-mail

28 de setembro de 2013

Cresce número de doações e diminui fila de espera



O número de doadores de órgão cresceu no Paraná. De janeiro a agosto deste ano, foram feitas 151 captações de órgãos, 32% mais que o registrado em 2012 e mais que o dobro do que foi realizado no mesmo período de 2010, quando ocorreram apenas 70 captações. Dessa forma, a fila de espera por um transplante foi reduzida de 4 mil para pouco menos de 2 mil pessoas, no Estado.

O comerciante William Fleming, 40 anos, afirma que se tornou doador, porque sua irmã precisou de transplante de fígado há um ano e meio e foi beneficiada por uma família, que autorizou a doação dos órgãos de seu parente falecido. “Sou eternamente grato a essas pessoas, pois o gesto delas salvou a vida da minha irmã. Isso fez com que toda nossa família e amigos se sensibilizassem com a causa e nos declaramos doadores”, afirmou Willian.

O publicitário Arão Tomas Andrade, 36 anos, se declarou doador em sua página do facebook. “É uma forma de divulgar a causa aos meus amigos e ajudar cada vez mais pessoas”, ressaltou.

Porém, o mais importante é avisar sua família sobre a decisão. A legislação brasileira estabelece que só parentes podem fazer valer o desejo de doar órgãos e não é necessário deixar documento por escrito.


Paraná terá mais de 2.000 Policiais Militares



O governador Beto Richa determinou nesta sexta-feira (27/09) a nomeação de mais 2.226 policiais militares aprovados em concurso público no início deste ano
Foto: Pedro Ribas/ANPr
O governador Beto Richa autorizou nesta sexta-feira (27/09) a nomeação de mais 2.226 policiais militares aprovados em concurso público no início deste ano. Os novos PMs serão convocados por edital e farão curso preparatório em novembro.

“Desde o início do nosso governo, temos investido de forma vigorosa na área de segurança pública, adquirindo novos equipamentos e contratando mais policiais”, disse o governador.

Desde 2011, o Governo do Estado contratou 3.127 policiais (militares, civis e bombeiros) e abriu concurso público para mais 5.264 profissionais. Também houve concurso para preenchimento de 26 vagas de delegado (mais formação de cadastro reserva).

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, lembra que além das novas contratações foi instituído o pagamento de salário por subsídio, que garante aos policiais paranaenses uma das melhores remunerações do País.

Mil cargos serão extintos do governo do Estado do Paraná




Governador Beto Richa durante entrevista com a RPCCOM, anuncia a extinção de 1.000 cargos em comissão e quatro secretarias no Governo do Paraná.
Foto: Ricardo Almeida
O governador Beto Richa determinou nesta sexta-feira (27) a extinção de 1.000 cargos em comissão e quatro secretarias no Governo do Paraná. Os cortes fazem parte da primeira fase de uma série de medidas determinadas pelo governador para contenção de gastos e modernização na gestão do Estado.

“Não são medidas apenas para reduzir gastos, mas também focadas na melhoria da gestão e da qualidade dos serviços prestados à população, além de valorização do servidor público”, disse o governador Beto Richa.

O governador afirmou que encaminhará na próxima semana mensagem à Assembleia Legislativa para reduzir de 4.657 para 3.657 o número de cargos comissionados no Executivo estadual.

Com o corte, a economia será de R$ 48 milhões por ano no pagamento de servidores sem vinculo com o Estado. Na mesma mensagem será criada a Função de Gestão Pública (FG) para funcionários de carreira que ocupam cargos de diretoria, chefia e assessoramento, valorizando o servidor público concursado.

Google+ Badge

Show da Tarde - Vídeos

Nós no Facebook

Tiago Prado | Promova sua página também

Veja também

 

About US