Pesquisar este blog

Recebe as atualizações no seu e-mail

16 de março de 2012

Sexo é prioridade em uma relação?


Com informações de Diego Henrique Viviani, psicólogo e pesquisador do Instituto Paulista de Sexualidade
Ao pensarmos na palavra sexo, imaginamos o ato sexual propriamente dito, mas esquecemos que a sexualidade envolve muitas outras áreas de nossa vida. Quando nos vestimos para ficarmos bonitos, nos perfumamos, paqueramos, namoramos. Estamos exercendo nossa sexualidade.

A relação sexual é uma parte do que acontece em nosso contexto e é o resultado de toda uma gama de investimentos que fizemos em algum momento de nossa vida. O sexo é aprendido socialmente e, portanto está permeado de uma série de crenças e mitos.

Com certeza iremos encontrar pessoas que irão priorizar outras coisas antes do sexo, porém também iremos encontrar pessoas que dirão que o sexo é um dos aspectos mais importantes de um relacionamento.

Mas uma coisa é certa. O sexo está ligado intimamente com a qualidade de vida de uma pessoa, incluindo a masturbação como uma prática saudável e importante para o bem estar físico e psicológico.

Seja o sexo eventual, que acontece somente em uma noite e que pode tornar tão agradável aquele encontro, ou seja sexo dentro de uma relação estável no qual se manifesta como demonstração de carinho, emoção e afeto. O vemos como parte integrante da sociedade e da vida das pessoas. Independente do contexto em que está inserido, ele pode ser vivido de forma prazerosa e complementar de nossa vida.

O sexo é uma atividade prazerosa e como qualquer outra área do funcionamento humano ele está ligado a capacidade de comunicação, de expressão afetiva, emocional e à qualidade de vida.

Portanto, a existência de uma vida sexual satisfatória irá influenciar em outras áreas de relacionamento do individuo, assim como uma dificuldade de comunicação irá influenciar na vida sexual do casal.

O que devemos ter consciência é que por mais que o sexo possa trazer qualidade de vida, bem estar físico e psicológico, também precisamos ter cuidado. O sexo deve ser encarado de maneira responsável e madura, afim de evitar riscos à saúde e promover bem estar. 

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário

Google+ Badge

Show da Tarde - Vídeos

Nós no Facebook

Tiago Prado | Promova sua página também

Veja também


 

About US