Pesquisar este blog

Recebe as atualizações no seu e-mail

9 de fevereiro de 2012

Médico pede para levar criança num PAI de SANTO em Apucarana



Com informações de Elói de Souza, da Tribuna do Norte
A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana está investigando uma denúncia de conduta profissional irregular contra o médico Kazuhiko Yamamoto. O pediatra e ex-chefe da 16ª Regional de Saúde teria orientado a família de uma paciente a procurar um tratamento espiritual, após avaliar uma adolescente de 12 anos.

A consulta foi realizada há uma semana na unidade básica de Saúde do Núcleo Dom Romeu Alberti. Segundo a família, que prefere não ser identificada para preservar a paciente, a jovem começou a passar mal e apresentar um quadro convulsivo.

Levada pelos pais à unidade de saúde do bairro, o médico teria sugerido que eles procurassem uma benzedeira. A família não gostou. “Ele examinou ela, me disse que o caso não era para medicina e me deu o endereço de uma pessoa, que seria uma benzedeira, ou espírita. Se esta pessoa não resolvesse, era para eu procurar um psiquiatra”, contou a mãe da menina.

Ontem, a reportagem da Tribuna conseguiu falar com o médico Kazuhiko Yamamoto. Ele disse que a mãe da menina é quem teria sugestionado procurar auxílio espiritual. “Eu primeiro indiquei que fosse encaminhada para um psiquiatra com urgência, tenho isto por escrito na contra referência que fiz”, disse Yamamoto.

“Depois disso a mãe ventilou a possibilidade de procurar estas pessoas (benzedeira) e, na conversa, acabei indicando uma mulher. Mas porque ela sugeriu. Quem sou eu para falar de religiosidade de alguém?”, relata o médico.

De acordo com ele, a menina aparentava sintomas transtornos mentais. “Ela estava tão alterada psicologicamente que via outra criança na parede”, afirmou.

Ontem a secretária de Saúde, Cláudia Romagnoli, disse que vai conversar com o médico.

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário

Google+ Badge

Show da Tarde - Vídeos

Nós no Facebook

Tiago Prado | Promova sua página também

Veja também


 

About US